O Desejo de Engravidar

Tenho recebido casais com dificuldade de engravidar, sem diagnóstico de doença pré-existente.
 
Sempre me pergunto: o que será preciso para esse casal engravidar? A vida, segundo os princípios da medicina chinesa, é uma dança entre as polaridades de energia yin e yang. A vida transcorre com seus mistérios.


 
A Medicina Chinesa, em sua essência, é uma medicina preventiva que, quando somada aos nossos conhecimentos científicos, amplia a capacidade de escuta e de entendimento do ser humano, tornando a vida mais saudável e nos aproximando da saúde integral. 
 
E a vida saudável começa pela alimentação. A Medicina Chinesa nos traz ensinamentos fundamentais para equilibrar nosso funcionamento e aprender que precisamos interagir o tempo todo com a natureza. Se faz calor, precisamos de alimentos refrescantes; se o frio chega, é o momento de alimentos que aqueçam.
 
A importância da dietética energética chinesa e da acupuntura no processo de ficar grávidos pode ajudar muito.
 
A mulher gera o filho dentro do seu ventre, sua energia é mais yin. O yin representa o feminino, a água é o yin se manifestando de várias formas. A mulher chora mais facilmente do que o homem, no ato sexual fica úmida, tende a reter mais líquido durante o período pré menstrual, e no processo gestacional desenvolve dentro de si o líquido amniótico aonde o feto vai se desenvolver. A mulher também precisa do aspecto yang, a força para fixar e manter o feto dentro de si, o vigor e a resistência na hora do parto. A força incansável no cuidar, representa seu lado o yang, e a delicadeza que isso implica seu lado yin. O equilíbrio entre essas duas forças é uma dança contínua no movimento da concepção de uma vida.
 
A alimentação, segundo a medicina chinesa, é capaz de repor a energia necessária para gerar a vida, e a acupuntura usa esse substrato energético conduzindo ao equilíbrio necessário para que algo mágico ocorra.
 
Os alimentos influem em nosso organismo do ponto de vista energético, e cada um de nós tem constituição e necessidades diferentes.
 
O alimento só consegue exercer totalmente o seu efeito quando o organismo está em condições de assimila-lo, separa-lo no que é aproveitável e não aproveitável, transforma-lo e transporta-lo aos órgãos.
 
Por isso são importantes:
 
1- A energia na alimentação;
2- A capacidade do organismo de aproveitá-la.
 
A dietética chinesa leva em conta esses dois fatores, e a alimentação é dirigida de acordo com a constituição pessoal e as forças e fraquezas circunstancias. Assim, ela se torna preponderantemente individualizada.
 
Já a acupuntura tem aplicação valiosa nas mulheres que pretendem engravidar, já que fortalece a energia da mãe e transfere as forças vitais ao feto, sendo indicada tanto para as mães que vão optar pelo processo de fertilização e também para aquelas que desejam engravidar de forma natural.
 
Bibliografia:
 
Comer com sabedoria, O alimento segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Ana Beatriz Vieira Pinheiro
Ed. Nova Era
 
Os 5 elementos na alimentação equilibrada Dra. Ilse Maria Fahrnow,Jürgem Fahrnow
Ed. Áncora
 
Acupuntura , tudo o que você precisa aprender Dr.Gary F. Flaischman
Ed.Madras
 
 
Alberto Bastos