Pequenas mudanças para se manter com saúde

Como nutricionista, não foco em dieta de emagrecimento, nem acredito em reeducação alimentar. Acredito que mudar a alimentação e praticar atividade física faz parte da aquisição de novos conhecimentos, ampliando a responsabilidade com o meio ambiente, com os outros seres e com nós mesmos. Mudanças que trazem naturalmente um corpo saudável e com energia em todas as idades. A ideia não é ser radical, mas ter simplicidade e sofisticação perante a vida, agradecendo ao universo o privilégio de existir.

Cultura médica não é cultura de médico. É o entendimento sobre nossa saúde, observando sinais e sintomas de que nosso corpo não está bem, evidenciando o que podemos oferecer para que ele se recupere.

Hoje preparei algumas dicas para você com o objetivo de ajudar a sua saúde.

Essa frase não é minha, mas diz muita coisa sobre a alimentação atual:

“Comece descascando mais e desembalando menos.”

Rótulos de alimentos

Quando for às compras, prefira alimentos que tenham o mínimo de “nomes estranhos” acrescidos nos rótulos. O ideal é comprar alimentos com a lista mais curta de ingredientes. Fuja dos alimentos que tenham informações pouco conhecidas em sua composição. O consumo contínuo dessas substâncias, a longo prazo, geram inflamação, causam alergias e intolerância. Quando são acumulados continuamente no organismo, provavelmente você vai precisar de um “remédio” para “remediar a sua doença”.

Durma bem com qualidade

Dormir apenas o tempo necessário para se sentir descansado. Se com 8 horas já se sente bem, evite dormir mais do que 8-9 horas, mesmo que não tenha compromisso no dia.

Então, se o horário estabelecido for oito horas da manhã, policie-se para sempre acordar neste horário, mesmo que tenha dormido pouco por conta de insônia na noite anterior (p.ex. 4 horas). Você pode passar o dia com sono, mas isso vai ajudá-lo a regular seu ciclo circadiano (ciclo do sono).

Evite fazer exercícios 4 horas ou menos antes de dormir. O melhor horário para a prática dos exercícios é pela manhã.

Pelo menos duas horas antes de dormir afaste-se do computador e do celular.

Alguns chás podem ser consumidos uma hora antes de ir para a cama: camomila, erva cidreira, mulungu, maracujá, melissa.

Ao deitar para dormir, faça 10 respirações lentas e profundas.

Massagear suavemente o topo da cabeça, as orelhas e as solas dos pés, de 5 a 10 minutos, ajuda a relaxar.

Na internet existe muita informação sobre “higiene do sono”; se precisar, pesquise.

Hidratação

A maior parte do nosso corpo é composto de água! Lembre-se de se hidratar.
Calcule a ingestão de água da seguinte forma: 35ml para cada kilo de peso.
Exemplo: Se você pesa 70 kg multiplique por 35. Vai dar aproximadamente 2,450 ml.
A baixa hidratação torna o sangue espesso dificultando a circulação cerebral, principalmente em idosos, o que pode ocasionar quedas acidentais com maior facilidade.

Exercícios físicos

Procure praticar exercícios 4 vezes por semana, preferencialmente atividade aeróbica. Escolha exercícios que oxigenam o cérebro e fortaleçam a musculatura. Pouca gente sabe, mas com a idade perdemos massa muscular, o que leva muito idoso a ficar dependente de bengala, cadeira de rodas ou acamado. Exercícios têm ação anti-inflamatória e melhoram a imunidade.

Exercite sua mente

Leia livros regularmente, procure aprender uma nova atividade, pratique yoga, faça exercícios respiratórios e reserve um tempo diário para meditação. Invista no bom humor: pessoas felizes vivem mais.

Alberto Bastos
Medicina Chinesa integral e terapias biológicas
Fisioterapeuta e nutricionista
albertobastos.com.br