Auto-massagem ou banho seco – nome que atribuo ao amigo e filósofo Juracy Cançado – é extremamente eficiente para relaxar, drenar toxinas, diminuir dores e auxiliar o processo de desintoxicação do organismo. O sistema sanguíneo venoso e linfático é bastante favorecido com a prática, e o fluxo de Qi (energia) volta a circular com suavidade por todo o organismo. A massagem pode ser feita diariamente, em dias alternados, ou ainda ocasionalmente, ao se sentir irritado, mau humorado, com dificuldade de dormir, inchado, edemaciado ou com o corpo pesado e dolorido, após atividade física extenuante.
A grande vantagem é ser uma prática sem custo. Você pode fazer quando quiser, mas o ideal é ao acordar. Estar ao ar livre aumenta os benefícios; estar descalço e pisar na terra ou na grama, proporciona o “desaterramento”, termo usado para drenar o excesso de energia bioelétrica produzido pelo metabolismo.
Tempo da massagem
O tempo da massagem precisa ser controlado em cada grupo muscular. O excesso machuca a musculatura. Se você massageia um grupo muscular por tempo excessivo, poderá causar dor horas depois da aplicação. Por isso, cada grupo muscular (pescoço, perna, braço) deve ter uma variação de tempo entre 5 a 7 minutos. Mais do que isso, em cada grupo de músculo, também não faz bem.
Quando não fazer massagem
Não se deve fazer massagem quando estiver com febre, resfriado, sobre ferida ou em inflamações na pele que apresentem sinais flogísticos como rubor, calor e edema.
Sensações comuns durante o banho seco
Sentir calor alguns minutos após o início da massagem, eliminar gases, sentir vontade de urinar ou defecar e ter a sensação da energia circulando pelo corpo.
E como funciona essa prática? Vamos aprender?
Banho seco passo a passo.
De pé, de preferência sem camisa e de short, permita que a luz da manhã entre por suas retinas e estimule a produção de cortisol. Em seguida aplique de forma suave socos na região das costas, na altura dos rins, estimulando a energia yang, aquela que dá disposição e energia para as atividades do dia.
A próxima área a ser massageada é a cabeça. Massageie o couro cabeludo colocando as mãos sobre a cabeça entrelaçadas e massageie lentamente, deslizando o couro cabeludo para a frente e para trás algumas vezes. Isso mobiliza as fáscias e drena umidade. Depois massageie a testa, ao redor dos olhos, ao redor do nariz, em volta dos lábios e seguidamente massageie as duas orelhas, uma com cada mão.
Passando para as mãos e os braços, a massagem deve ser feita nos dedos, massageando um por um, as palmas das mãos e as regiões posteriores delas. Mãos, pés e orelhas são áreas reflexológicas do corpo onde existem representações de todos os órgãos e vísceras.
Capriche na massagem! Depois é a vez dos braços, que devem ser massageados da seguinte forma: a parte externa do braço deve ser massageada no sentido das mãos aos ombros e a parte interna dos braços deve ser massageada no sentido das axilas para a palma da mão.
Depois vamos massagear o tórax e o abdômen, fazendo uma massagem no peito entre os mamilos, depois massagear lentamente as mamas na mulher e o entorno ao peito no homem.
Para massagear o abdômen o ideal é deitar e massagear em volta do umbigo no sentido do ponteiro do relógio, aplicando também tapinhas no mesmo sentido com a mão em concha para estimular o peristaltismo e auxiliar na eliminação de gases intestinais.
A última etapa é massagear as pernas e os pés que podem ser com estímulos com a mão fechada dando soquinhos na região posterior da perna no sentido da coxa para o pé. Depois repetir o processo aplicando socos na lateral da perna. Por fim, sentar no chão e massagear a parte interna da perna no sentido tornozelo para a coxa. Finalize o processo massageando as solas dos pés com a polpa dos polegares. Se desejar coloque um pouco de azeite e aplique uma massagem relaxante em todo o pé.