INTRODUÇÃO
No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura como Canais Unitários. Nesta época fui procurado por um amigo com forte dor lombar ocasionada por uma hérnia de disco. Após a primeira aplicação, meu amigo levantou-se da cadeira assustado e aliviado, relatando ter a dor desaparecido completamente, procurei-o no dia seguinte e a dor não mais retornara.
Continuei usando esta técnica em minha clínica particular e ensinando para os alunos, que me acompanham no ambulatório de acupuntura do Hospital Oscar Clark. Venho obtendo excelentes resultados no tratamento de algias crônicas e agudas.
Devido à eficácia e a simplicidade da técnica decidi estudar seus fundamentos teóricos e escrever este pequeno manual de aplicação, tendo como fonte inicial o livro Acupuntura Tradicional, “A arte de Inserir” do Dr. Ysao Yamamura.
OS CANAIS JIU LING
Também chamados Seis canais ou Seis Níveis Energéticos são representados pela relação dos seguintes níveis energéticos:
• TAI YANG: Intestino Delgado e Bexiga
• SHAO YANG: Triplo Aquecedor e Vesícula Biliar
• YANG MING: Intestino Grosso e Estômago
• TAI YIN: Baço Pâncreas e Pulmão
• JUE YIN: Fígado e Circulação sexo
• SHAO YIN: Rim e Coração
As alterações energéticas responsáveis pelas algias periféricas podem ter como causa alterações do fluxo de QI dos canais LIU JING. Para que o fluxo de QI flua livremente dentro destes canais é importante que ele esteja em equilíbrio nos seus dois componentes.
O fluxo de QI nestes canais vai se restabelecer pelo estímulo dos pontos SHU antigos, principalmente, os pontos YING e SHÚ. O primeiro teria como função aumentar o fluxo de QI dentro dos canais e o segundo estimularia a circulação energética nestes canais. Por isso, estes pontos são sempre utilizados no tratamento pelos canais LIU JING.
Cada canal de energia principal recebe a reposição energética através da circulação de YONG QI, energia de nutrição ou QI nutritivo. Durante o período de recebimento de energia pelos canais LIU JING ocorrem dois processos.
– O canal de energia principal direciona uma parte de energia YONG QI diretamente para o ZANG FU correspondente.
-Tanto o Canal de energia principal, como o ZANG FU correspondente promovem, durante este período, um armazenamento de energia que garantirá, o suprimento energético necessário para que se promova a atividade energética dos canais de energia principal, secundário e dos ZANG FU nos períodos em que não se recebe energia nutritiva.
A circulação de energia nos canais LIU JING pode ficar comprometida por penetração de energia perversa ou porque o canal está em vazio de QI ou, ainda, por alterações internas (alterações energéticas dos ZANG FU, dificultando desta maneira a intercomunicação de energia entre eles.) As possibilidades de desequilíbrio energético comprometendo os canais Liu Jing poderão ocorrer das seguintes formas.
1º Alterações energéticas a nível de Zang Fu poderão com o tempo comprometer a circulação nos vasos a estes Zang Fu atribuídos.
2º Invasão de energia perversa pode penetrar nos canais LIU JING, comprometendo a sua circulação.
Quando, por uma das duas causas acima, o canal LIU JING ficar comprometido, o local do bloqueio de QI no canal torna-se dolorido ou pode apresentar alterações funcionais ou orgânicas, como enxaqueca, sinusite malar ou frontal, por exemplo. No trajeto do canal de energia os pontos localizados na região anterior ao bloqueio tornam-se doloridos à palpação. Podem surgir manifestações de plenitude ou de vazio devido a este bloqueio.
Os canais LIU JING ou Seis Canais podem apresentar uma alteração do seu fluxo de QI gerando dor ou disfunção dos ZANG FU a eles relacionados.
UTILIZAÇÃO PRÁTICA DOS CANAIS LIU JING
Pontos a serem utilizados no tratamento dos canais LIU JING
TAI YANG Intestino Delgado com Bexiga usaremos os pontos ID2 e ID3 associado a B65 e B66.
SHAO YANG Triplo aquecedor com Vesícula biliar usaremos os pontos TA2 e TA3 associado a VB42 e VB43
YANG MING Intestino Grosso com Estômago IG2 e IG3 associado com E43 e E44
TAI YIN Pulmão com Baço Pâncreas P9 e P10 associado com BP2 e BP3
JUE YIN Circulação Sexo com Fígado F2 e F3 associado com CS7 e CS8
Shao Yin Rim com Coração R2 e R3 associado com C7 e C8
No uso que tenho feito dos canais LIU JING tenho obedecido as seguintes regras fundamentadas na prática melhorando a resposta terapêutica.
1- Usamos os canais do lado da dor, caso não apresente resposta, na sessão seguinte invertemos o lado, tratando contra-lateralmente.
2 -O tempo de permanência das agulhas tem sido de 20 minutos, ou quando existe quadro de fraqueza muscular, 15 minutos,
3- As quatro agulhas são colocadas no mesmo dimídio, seguindo a seguinte regra: colocam-se as agulhas do canal mais distal para o proximal em relação à dor.
Ex. Numa lombalgia com comprometimento do nível TAI YANG, Intestino Delgado e Bexiga, agulha-se primeiro os pontos do Intestino Delgado e seguidamente os pontos da Bexiga; no caso de uma cervicalgia coloca-se primeiro os pontos da Bexiga e seguidamente os pontos do Intestino Delgado.
4- Nas patologias de ZANG FU usar os canais bilateralmente.
Ex. Litíase renal: usa-se o canal SHAO YIN Rim e Coração bilateralmente. Inicia-se aplicando agulhas no canal do Coração, seguidamente as agulhas do canal do Rim.
Ex. No caso de uma gastrite usar bilateralmente agulhas no YANG MING Intestino Grosso e Estômago. Inicia-se pelo canal do Intestino Grosso e seguidamente os pontos do Estômago.
5- Juntamente com a utilização dos vasos LIU JING, sempre utilizo agulhas nos pontos GEKI (XI ou ACÚMULO) do canal acometido pela dor.
6- Durante a sessão de acupuntura é possível utilizar um ou mais de um vaso LIU JING, dependendo dos canais acometidos.
Ex. Hérnia discal com irradiação para o canal da Vesícula Biliar: podemos, neste caso, usar os canais TAI YANG, Bexiga e Intestino Delgado e SHAO YANG, Triplo Aquecedor e Vesícula Biliar.
Não esquecer que embora o uso dos canais LIU JING seja eficiente para o tratamento de dor, a complementação do tratamento buscando a harmonia dos ZANG FU, através da observação dos pulsos e da língua é fundamental para a recuperação do doente.