A Jing Pré-Celestial na Medicina Chinesa determina a constituição básica de cada pessoa, força e vitalidade. O feto recebe dos pais o Jing herança genética. Considero ainda que a herança hereditária vai além do aspecto genético dos pais incluindo ainda a forma de como recebemos o seu amor, como somos educados, os valores que nos são transmitidos por eles em fim toda a educação e relação emocional recebida, fazendo ai parte do Jing pré e pós-celestial. É o que faz cada indivíduo ser único.
Pode-se dizer que o Jing é fixo em quantidade e qualidade, todavia ele pode ser positivamente afetado, e a melhor maneira de acometer positivamente o Jing Pré – Celestial em um indivíduo consiste em equilíbrio entre trabalho e descanso, vida sexual saudável e dieta balanceada mais exercícios na quantidade certa. Já o Jing Pós-Celestial acredito que seja extraído de tudo que nos alimenta e impulsiona na vida física e emocionalmente e talvez por isso Jing e o Shen sejam tão próximos e um não coexiste sem o outro. Uma outra parte do Jing pós-celestial é refinada e extraída dos fluidos pelo estômago Wei e Baço Pi e sobre este aspecto tenho refletido na função que exerce as Enzimas.
“Enzima é o nome genérico de um catalizador de proteínas produzido no interior das células de organismos vivos. Onde existe vida, seja no reino animal ou vegetal, existe enzimas. Elas participam de todas as ações necessárias para a conservação da vida, como síntese e decomposição, transporte, excreção, desintoxicação e suprimento de energia. Os organismos vivos não conseguem viver sem enzimas.
As células do corpo produzem mais de cinco mil espécies de enzimas vitais, mas elas também podem ser produzidas a partir das enzimas contidas nos alimentos que consumimos diariamente. A razão da existência de tantos tipos de enzimas é que cada uma delas tem uma característica específica e desempenha uma função única. Por exemplo, a amilase, uma enzima digestiva encontrada na saliva, age somente sobre os carboidratos. As gorduras e proteínas também são digeridas por suas próprias enzimas.
Embora se acredite que muitos tipos de enzimas sejam criadas em resposta ás necessidades do organismo, ainda não esta claro o modo como elas são produzidas nas células.” Segundo Shynea ele defende a teoria de que existe uma enzima- fonte – um protótipo de enzimas não especializada. Antes de ser convertida em determinada enzima para atender a uma necessidade específica, a enzima-fonte pode transformar-se em qualquer tipo de enzima. Segundo ele a saúde depende da conservação- e não do esgotamento – das enzimas fonte do organismo. Ele usa o termo “enzima – fonte” para essas catalizadoras, porque, em sua opinião, elas são enzimas não especializadas que dão origem a mais de cinco mil enzimas especializadas que exercem várias funções no corpo humano. Também as denomina de enzimas “milagrosas”, pois elas desempenham, um papel essencial na capacidade de autocura do organismo. Então podemos concluir que a deficiência de enzima compromete a recuperação do organismo e que pessoas que possuem um número de enzimas adequado vão se recuperar com maior facilidade, por esse aspecto poderíamos denomina-las de Jing ou Qi?
Shynea afirma ter desenvolvido o conceito sobre enzima fonte ao observar que quando determinada área do corpo precisa e, portanto ,consome grande quantidade de um tipo de enzima, outras partes ficam com carência das enzimas de que necessitam. Por exemplo, a ingestão de uma grande quantidade de álcool requer uma quantidade acima do normal de enzimas responsável pela degradação do álcool no fígado, gerando um déficit das enzimas necessárias à digestão e a absorção no estômago e no intestino.
Parece que não há uma quantidade estabelecida de cada um dos milhares de tipos de enzimas existentes, em vez disso, a enzima- fonte se converte em um tipo específico de acordo com a necessidade. Edward Howell, pioneiro no estudo das enzimas, propôs uma teoria interessante. Segundo sua teoria, existe um número predeterminado de enzimas que um organismo vivo pode produzir durante a vida. Howell chamou esse número fixo de enzimas de “potencial enzimático”. Quando esse potencial se esgota, a vida cessa. Segundo estes estudos sobre enzimas, penso que elas podem ter uma correlação com Jing Pré e pós-celestial ou Qi.
“Com sua teoria Shinya muda o velho ditado: “coma, beba e seja feliz, pois a vida é curta”, para” coma e beba com sabedoria, e tenha uma vida longa e feliz.
Esse texto surgiu da leitura dos seguintes livros:
Bibliografia:
A Dieta do Futuro -Dr. Hiromi Shinya
Enzyme Nutrition The Food Enzyme Concept -Dr Edward Howell
Os Fundamentos da Medicina Chinesa -Giovanni Maciocia