Primavera, alimentos para a estação segundo a dietética funcional energética chinesa

Imagem de Vegetais Brássicos

Período – 22/09 a 20/12
Elemento – madeira, que corresponde ao fígado e a vesícula biliar
Cor – Verde

Dentro do ciclo das estações, a primavera é a primeira estação e corresponde ao período da infância, representando a criança.
A criança riança não tem preconceitos nem vergonha de perguntar ou responder.
Por isso, a Dietética Chinesa prega que essa é a estação para rompermos com nossos preconceitos, colocarmos para fora todos os sentimentos ruins, abandonarmos a raiva, a inveja e todo o amargor que possa estar registrado em nossos sentimentos e emoções. Época de depurar tudo aquilo que nos faz mal e não vale à pena carregar conosco. Exercitar o escutar sem julgar!
Como a infância é o período de intensa atividade metabólica, crescimento e construção de tecido corporal, nessa estação atingimos nosso potencial máximo.

É o período para implementar novos projetos e criar soluções. A criança se desafia no processo de aprender. É também o momento de se dedicar ao trabalho, produzir, criar e mudar caso necessário.

É a estação do elemento Madeira, que corresponde à energia do fígado e da vesícula biliar. Momento de desestagnar e depurar, apesar de nosso organismo estar o tempo todo trabalhando metabolicamente para se livrar da carga tóxica derivada de metais pesados, fertilizantes químicos usados nos alimentos, xenotoxinas ambientais e toxinas produzidas pelo próprio metabolismo. Segundo a Dietética Chinesa, esse é o melhor período para investirmos numa dieta que favoreça a destoxificação hepática. Também conveniente para aproveitar a energia e otimizar o sistema detox do nosso organismo, favorecendo o trabalho do intestino, do fígado e do sangue.

idade e consequentemente à maturidade. Época em que devemos dar preferência à dieta quente, contrastando com a temperatura fria da estação. Mas, ao entrarmos na primavera, devemos começar a esfriar a nossa dieta, introduzindo saladas cruas no almoço e mantendo os vegetais ligeiramente aquecidos no jantar, já que à noite o clima ainda é fresco ou frio.

Investir em uma alimentação refrescante com água de coco e sucos naturais é fundamental para ajudar a refrescar o organismo aos poucos, assim como a estação vai naturalmente esquentando com o seu passar.

O órgão da estação é o fígado, que possui dupla natureza: a função construtiva (construção de substâncias necessárias ao organismo) e a destrutiva (eliminação de substâncias tóxicas e células mortas). Além disso, o fígado é responsável pela produção da bile e do colesterol. A bile é um ácido digestivo armazenado no interior da vesícula biliar e liberado no intestino delgado sempre que necessário após uma refeição. Este ácido é fundamental para a digestão das gorduras e a absorção de vitaminas lipossolúveis. Já o colesterol, apesar da “má reputação” em termos gerais, é uma substância de extrema importância como antioxidante, na formação das paredes celulares e na fabricação de hormônios.

As funções desse órgão não param por aí, ele converte o açúcar simples em glicogênio, que é armazenado e liberado quando a pessoa precisa de energia entre as refeições. E ainda decompõe proteínas, tanto as recém ingeridas quanto as antigas e danificadas em todas as partes do organismo. Depois disso, o fígado usa os aminoácidos sintetizados para fabricar novas proteínas, enviadas, de acordo com a necessidade, para cada tipo de tecido, regenerando e permitindo seu crescimento. Também é capaz de eliminar esses aminoácidos em forma de toxinas. No processo de metabolização de proteínas ocorre a produção de amônia, extremamente tóxica para o humano. A amônia é convertida em ureia pelo fígado e enviada para os rins, quando será eliminada em forma de urina.

Outras toxinas como álcool, drogas, substâncias químicas, proteínas antigas e congestionadas também são filtradas pelo fígado.
Segundo a Medicina Chinesa, o fígado é responsável por circular a energia em todas as direções. Na estação da primavera, a Dietética Chinesa preconiza a ingestão de talos e brotos, referindo-se à circulação da seiva que nutre os vegetais. Sendo assim, é a estação para termos em nossa dieta os talos da beterraba, da couve, do brócolis, o broto de feijão e de alfafa, aspargos frescos e palmitos. O sabor amargo dos chás também é bem-vindo e deve ser incluído. Indico os de boldo, dente de leão, alcachofra e carqueja, que vão ajudar na depuração do fígado. E para não deixar de citar as frutas, a laranja lima-da-pérsia, com seu sabor amargo doce, é uma excelente opção.

 

 


E-book:  Primavera – alimentos para estação segundo a dietética funcional energética chinesa!
Faça o download gratuito CLICANDO AQUI!